Com ataques cibernéticos em alta, segurança deve ser prioridade em sites


Ter um site seguro para vender ou comprar produtos é o desejo de todo empresário que trabalha com e-commerce e também de todo consumidor que faz compras pela Internet. Mas a realidade é que o Brasil é hoje o segundo país com maior número de casos de crimes cibernéticos, somando mais de 62 milhões de pessoas afetadas, segundo uma pesquisa recente da empresa Kaspersky Lab.

Em todo o mundo, os vírus de computador e ataques de malware são os tipos mais comuns de crime cibernético, conforme dados do “Relatório de Crimes Cibernéticos NORTON: O Impacto Humano”. E, apesar dos números preocupantes, 16,4% dos e-commerces brasileiros não possuem o Certificado SSL, um protocolo de segurança projetado para fornecer segurança nas comunicações sobre uma rede de computadores.

A escolha da hospedagem do site é fundamental para que se tenha uma página segura, confiável e com boa reputação entre os consumidores. É importante escolher o sistema que menos oferece riscos para evitar possíveis ataques cibernéticos.

O WordPress é a aplicação de sites mais utilizada do planeta, sendo a opção escolhida por um e cada três sites do mundo, segundo o site W3Techs – World Wide Web Technology Surveys, que realiza pesquisas tecnológicas na Internet. A plataforma é fácil de instalar e gerenciar, o que facilita a programação do site.

Para o desenvolvedor e especialista em WordPress e fundador do Melhor Hospedagem de Site, Lucas Tavares, uma das principais vantagens que levaram o WordPress se tornar o sistema de gerenciamento de conteúdo mais popular do mundo é a possibilidade de instalar extensões e temas. “Mas eles também são o maior risco do WordPress em relação a segurança”, apontou.

Segundo ele, é preciso manter a plataforma sempre atualizada. “Outra dica importante é escolher senhas fortes e instalar algum plugin que bloqueia o acesso quando ocorrem várias tentativas de login. Isso é especialmente útil para evitar ataques do tipo Brute Force. Além disso, é importante escolher muito bem os temas e plugins que são instalados no site. É preciso evitar os que não sofrem atualizações há algum tempo”, ressaltou.  

Tavares afirma que a primeira ação na hora de definir a hospedagem do site é procurar orientação especializada para evitar riscos e prejuízos futuros, como fez a empreendedora Rosângela Pereira, que possui uma loja virtual onde comercializa produtos de artesanato

“Eu sempre desejei montar uma loja virtual, mas a empresa que eu contratei na época me trouxe diversos problemas, inclusive tive a loja apagada duas vezes por falha na segurança da empresa de hospedagem. Depois de trocar a empresa de hospedagem nunca mais tive problemas. Fiquei muito feliz com a indicação do site Melhores Hospedagem de Sites”, enfatizou Rosângela.

Um dos maiores riscos do WordPress é a utilização de temas e plugins nulled, pois eles podem abrir brechas na segurança que tornam o site totalmente vulneráveis a ataques de hackers. Existem muitos temas grátis profissionais que dispensam o risco de instalar um nulled que pode ter sido modificado intencionalmente para prejudicar seu site.

Seja um site, loja virtual ou blog, é preciso escolher uma melhor hospedagem a fim de garantir o correto funcionamento do serviço e tomar certas precauções para evitar ter o site invadido por hackers.

Dicas do Melhor Hospedagem de Site

Para ter um site seguro é importantes seguir as dicas apresentadas por Tavares. Segundo ele, é preciso escolher uma boa hospedagem, certificando-se a empresa é idônea, se tem boa reputação no mercado e se apresenta suporte online. “Outro ponto importante é sempre que possível optar pela hospedagem VPS ou dedicada, que será exclusiva para o seu site, ao contrário da hospedagem compartilhada, que é mais barata, mas também apresenta maior risco”, apontou.

Ele enfatiza ainda necessidade de fazer backups regularmente e ter site com certificado SSL para manter a troca de informação entre o servidor e o navegador do usuário em segurança, utilizando-se de criptografia de ponta a ponta.

Utilizar firewall e detector de malware, que apontará vulnerabilidade, e ainda permissão de usuário é outra dica valiosa, especialmente para empresas que possuem um sistema de CMS (WordPress e Drupal, por exemplo) nos seus sites. Dessa forma, nem todos que trabalham na página em questão terão acesso a tudo.

Por isso, agende seu orçamento, nosso CMS próprio tem muitas vantagens. Segurança, rapidez, qualidade.




SOBRE A AGÊNCIA


Somos uma agência digital full service especializada em gerar resultados através da internet.

Estamos localizados em Curitiba, no bairro do batel onde possuímos um espaço moderno para atender nossos clientes.


REDES SOCIAIS

Agência Adwords Curitiba

Direitos reservados © Agência Negocios na Internet 2024








CLIQUE PARA ENTRAR EM CONTATO

SOLICITAR CONTATO

Envie um formulário e solicite seu orçamento